20 setembro 2009

encapando com tecido

Olá minha gente ... essa semana (antes da greve dos correios) chegou aqui em casa um caderninho brochura encapado com "chita" ... sabe aquele tecido tipcamente nordestino.  Muito bonito mesmo! Como ele era muito feminino, então resolvi presentear uma das minhas irmãs. Mas gostei tanto do efeito que eu consegui fazer uma réplica dele, que ficou assim:

e o melhor o gasto dele é muito baixo já que a encadernação você faz em casa com cola Cascorez! duvida ? então vamos ver o passo-a-passo.

para fazer a encadernação você vai precisar de:




papel (aqui eu to usando o criative papers da Foroni, mas se sinta a vontade para escolher o que você quiser)/ lápis/ régua de plástico/ tesoura/ estilete/ régua de ferro (ou uma guilhotina) 

antes de começar a obra queria te mostrar uma coisa ... olha só como é que ta arrumada a minha mesa:

Pena que toda essa arrumação dure muito pouco... bem vamos lá!



A primeira coisa a fazer é definir o tamanho do seu caderno, ele só não pode ser do tamanho de um A4, porque você vai precisar de folhas dobradas ao meio para fazer a encadernação.
Aqui eu tô usando a metade de um A4 (folha vermelha) e vou dobra ela ao meio (folha branca).

Vire todas as dobras para cima e com auxilio de um prendedor bem forte agrupe todas elas. Use o prendedor bem próximo da parte superior para que  o bloco fique bem firme.

Com o bloquinho bem agrupado passe cola sobre ele (só serve cola Cascorez). Não precisa fazer uma camada muito grossa, apenas o suficiente para cobrir a superfície. Não é para passar com o pincel e para colocar cola em cima ! 

Não esqueça de colocar também um prendedor no centro do bloco, essa parte do meio costuma a ficar um pouco frouxa, usando um prendedor no meio o bloco seu miolo ficará mais firme. Em um dia quente 2 horas são suficientes para transformar a cola em uma película transparente.

Depois de seco você pode folhear o bloco a vontade que as folhas não irão cair. A não ser que você de fato rasgue a folha. E por dentro você pode ver que não fica nenhum resquício de cola.


Se você quer dar um toque de scrap nas páginas do seu bloquinho (ou miolo) a hora é essa tanto vale sombrear e envelhecer as laterais.


Como personalizar as páginas.


Agora você vai fazer o forro que também é a parte que cola o seu miolo a capa-dura, use um recorte do tamanho exato da folha aberta.

também dobre a folha do forro ao meio e cole o aveso na 1ª folha do miolo. O efeito deve ficar igual ao da foto! Faça isso na 1ª e última folha do miolo.

agora que terminamos de fazer o miolo vamos fazer a capa. Você vai precisar de :

 

tecido (qualquer tipo de tecido) / cola Cascorez/ elástico/ fita de cetin para fazer o marca página( ou qualquer outra)/ perfurador/ martelo/ papelão pára fazer a capadura (como não é scrapbooking você tanto pode usar o paraná ou o holler)/  papel craft/ aplicador de ilhós e o ilhós (caso queira dar um acabamento mais sofisticado)



Comece medindo a parte traseira e as laterai do seu miolo. A parte traseira eu fiz com a medida exata que deu na régua para as capas eu acrescentei mais 1 cm na largura e na altura.


com o auxilio de uma folha(pode  ser sulfite de rascunho) monte o conjuto da capa deixando um espaço de 3mm uma da outra como na foto.Eu risquei no sulfite e usei ele como gabarito para não errar a medida. Essa medida de 3mm é o suficiente para trabalhos em tecido.

Use a fita grepe para prender o conjunto, use apenas um peçaço em cima e outro em baixo deixando a parte central livre.

Passe cola no papel craft e comece a colar pelo meio, retire a Fita grepe e termine de colar até em cima.

Agora passe cola na capa e cole ela direto no avesso do tecido . O papel craft tem que ficar para cima.

Logo em seguida vire a capa com o tecido para cima e alise e pressione para que o tecido adere bem ao papelão e também para evitar rugas. Tanto faz cortar o tecido antes ou depois, apenas deixe uma margem de 2cm  nas laterais, mais do que isso pode atrapalhar o acabamento interno.

Por dentro vá passando a cola e puxando bem o tecido para evitar ruguinhas nas brodas, puxe com vontade porque o tecido costuma a colar de primeira.

tome cuidado para não deixar os cantinhos volumosos.

Depois de pronta  pegue a parte traseira da capa meça 3 cm para dentro (tanto para dentro como para baixo) e marque. Esse será o ponto onde você ira perfurar e passar o elástico, se você quiser pode colocar o ilhós. Mas faça isso antes de passar o elástico 


na parte interna coloque 3 cm de elástico e cole. Dê a volta com o eslástico em torno da capa e passe pelo o outro buraco,  deixe mais 3 cm e cole,  nessa hora também vale dar uma puxadinha no elástico para aumentar a resistência.  Nesse momento você tambem pode colocar uma fita na parte central virada para fora para ser o marca página.


Para unir o miolo a capa é simples. Passe cola no verso do forro que você tinha escolhido para o caderno e una a folha a capa (passe cola em toda a superfície, não deixe nenhum espaço em passar), enquadre, cole e alise  para não deixar bolhas. Cole Somente as laterais a parte de trás não é nescessário colar!

agora seu caderno está pronto, você pode decorar a a vontade aqui tem alguns detalhes do caderno


também fiz uma versão em jeans



espero que tenha gostado

bjos ... te mais!

13 comentários:

  1. Caraca.....tô pasma.....tudo de bom!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Seus cadernos ficaram lindos! O pap está muito bem explicado. Parabéns! Bjos, Lu.

    ResponderExcluir
  3. Também adorei esse pap, ficou ótimo !! Gostei da dica dos prendedores !!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa conheci seu blog agora , que Pap tudo de bom !!! parabéns show de bola. Como me identifiquei com vc, latinhas aff! Carimbos... Só falta a grana.

    ResponderExcluir
  5. Fiz um bloquinho e encapei com tecido. Adorei!
    Sai a procura de mais ideias e encontrei seu blog.
    Seus cadernos ficram lindos.
    E o PAP está ótimo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Amei! Muito bacana.. Obrigada por compartilhar!
    Gros bisous
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  7. Olaaaa parabéns pelo PAP mt bom !!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei essa dica principalmente pq estou tentando fazer um bloquinho em capa dura me ajudou muito. Fiquei sabendo o nome exato dos papéis e como trabalhar com todos os materiais. Muito Grata.
    www.personalizandofestasrecife.com.br

    ResponderExcluir
  9. Seu trabalho está muito bonito, e seu PAP é show! Simples e super claro! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Adorei!!! Obrigada!!! Ainda mais nessa época de Natal chegando, é muito bom aprender e fazer para presentear os amigos queridos com uma lembrança bacana feita por nós mesmos e q poderão utilizar no dia a dia!!! Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir