16 julho 2010

La Gioconda... dona de uma beleza incomum.

Suas medidas são 77, 53 e 514. Todo mundo copia ela, tem gente faz viajens longas só para ver ela, ela já estava aqui antes que eu nascesse e provavelmente eu irei embora e ela continuará encantando. Sabe de quem eu estou falando? Só podia ser da Mona Lisa!



O Quadro pintado em madeira de álamo por Leonardo da Vinci em 1503 retrata uma mulher introspectiva e um tanto tímida, mas com doce olhar e sorriso sedutor.
A obra deste o seu término em 1506 teve carios donos, como Napoleão Bonaparte, apaixonado pela pintura, ele teve compania da moça durante muito tempo em seus aposentos. A obra também foi roubada várias vezes,o seu último sequestro foi em 1911 quando já era exposta o púlblico no museu do Louvre.


(Mona cadê você? desaqüenda porque a buati tá babado!)


Mona Lisa trouxe um novo contexto para a retratação de imagens.
A forma como foi criada, colocando uma mulher apenas da cintura para cima e com uma paisagem como fundo nunca havia sido feita entes. Esse enquadramento "é usado até hoje, tanto em pinturas como em fotos,editoris de moda etc. Afinal quem não nunca tirou ou tem uma foto assim? Pior... quem nunca colocou no Orkut...rs!



O valor dessa obra é inestimável, pois não há outra igual no mundo, nem ao menos existe outra pintura do mesmo gênero e estilo feita por Leonrado da Vinci. Não apenas o seu sorriso é misterioso, mas a sua criação também é um mistério.
Nessa hora aparece pesquisador querendo saber um pouco mais sobre moça, e em uma dessas pequisas, importantissíma diga-se de pasagem. Foi descoberto que a imagem que está na superfície já sofreu retoques e restauros, e por baixo ainda 3 versões da mesma pintura, provavelmente exboços da mesma.



De acordo com um segundo grupo de pesquisadores (desocupados e insanos) afirma que o quadro tem mensagens subliminares. As teorias malucas que recheiam o livro "O Código Da Vinci", são baseadas em teorias reais, quando eu digo real, quero dizer que um louco teve a capacidade de escrever sobre o assunto!


(ótimo livro)


(filme horrendo!!! Quem pelo amor de nossa senhora das ajuda de Itaquaquecetuba quem disse que a Sophie tinha que ser morena e feia???)


(ninguém nessa capa merece um Oscar, mas o filme tem uma boa história e reflexão! vale a pena assistir.)

Mona Lisa, é uma pintura polêmica, cheia de mistérios, teorias, sedução e completamente cheio de beleza, um sorriso inconfundível!



Para terminar que tal ver um pouco de suas várias reproduções e versões:


(estilo Botero)


(manteiga de amendoim e geléia de Vik Muniz)


(Lego)


(quebra-cabeça)


(pintura em chocolate)


(a minha favorita Monicalisa por Maurício de Souza)
um grande bejo
té mais!


2 comentários:

  1. Bettooooooooooo....

    Divino post.

    Quem não admira essa obra heim...E quem nunca desejou ser Monalisa? hauhauah

    Haaa eu gostei do filme (mas como sempre os livros são melhores).

    Monicalisa é muito fofa não é?!!! Sou viciadissima em TM desde que me entendo por gente; agora tô colecionando a TM Jovem, em mangá tudo de bom...

    Sumemoooooooooooo.

    Bjotas sonoras.

    PS: que bommm que voltou.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião dobre o filme, totalmente frustrante vê essa Sophie versão insosa, mas em Anjos e Demônios cometeram o mesmo crime com a Vitória.

    ResponderExcluir