17 setembro 2009
quer pagar quanto???
bem gente ... em resposta a uma pergunta da minha amiga Vivi Angel... vou tentar explicar um pouco sobre como calcular o valor de uma peça artesanal...
No nosso caso um albúm de scrap... vamos basear nosso valor em alguns critérios importantíssimos...
Materiais - usados na confecção ... e não o preço da embalagem na gôndola
Subsídios - transporte , condução , gasolina e energia eletrica
Trabalho manual - a soma de todas as horas que você levou para fazer o trabalho
Contratação - Logo no primeiro contato com o Cliente leve consigo seus trabalhos .. e no meu caso levo revistas também ... para que ele tenha uma idéia das possibilidades de LO ... 1º acerte a quantidade de LO... preferências (coisas como cor e modelos a serem seguidos ), e prazo de entrega
A partir da entrega das fotos é que começa o seu trabalho... lembres-se ... se o cliente de ter fotos digitais para serem reveladas ... você deve cobrar o valor da revelação também.
Calcule por cima uma faixa de preço por LO .. por exemplo 25 reais ... se o cliente encomendou 10 LO ... 25x10 = 250,00 reais como você ainda terá gastos com a confecção da capa do albúm ... plástico .. embalagem ... diga que vai ficar a partir de 250 reais ... eu costumo a dar uma faixa de preço ... digo que vai ficar entre 250 e 300 reais.
Materiais - é otimo ter uma reserva de materiais em casa ... mas para fazer trabalhos encomendados ... você nunca vai escapar de ter que comprar mais peças específicas ... tais como papéis, adesivos temáticos .. etc.
Compre todo o material nescessário de uma única vez se possível ... cola .. fita banana ... papel .. leve amostras de papel e de cores da sua casa .. abra a revista no meio da loja .. etc ... o importante de comprar tudo de uma única vez .. é que algumas lojas aqui de São Paulo oferecem descontos para pagamento a vista ... ou seja .. quanto mais você comprar ... maior será o seu desconto .. outra questão sobre materiais é que você deve cobrar pelo o que usa ... e não pelo preço da embalagem... se você comprou um cartela de rub-on de 17 reais com 10 imagens e só usou 3 .. seu gasto foi de R$ 5,10.. e não os 17 da cartela!
Subsídios - ainda falando de comprar tudo de uma vez ... quanto mais vezes você tiver que sair para comprar materiais .. maior será o seu gasto com condução ... seja ela ônibus ou a gasolina do seu carro... então quanto menos você sair ... mais tempo você terá para confeccionar os LO .. e seu lucro será maior.
Horas de trabalho - quando você esta comprometida com um prazo ... você deve ser disciplinada .. e colocar metas .. do tipo .. "se todo o dia eu fazer dois LO ate a sexta eu terei terminado tudo!" ... e se concentrar para cumprir as metas ... a minha dica é fazer um LO de cada vez ... e cada vez que terminar ele .. guardar todos os objetos... ferramentas .. carimbos que não serão nescessários para a confecção do próximo ... quando mais cheia estiver a sua mesa ... mais cheia fica a sua cabeça ... e mais tempo você vai gastar procurando algumas coisas .. uma mesa organizada te ajuda a ganhar tempo
Ainda ligado a horas de trabalho .. temos a questão da energia elétrica... não esqueça de somar ... o valor de horas que você gastou confeccionando... parece um valor tão pequeno .. que nem vale a pena cobrar .. mais vale sim ... por exemplo se você tem um consumo mensal de Luz de 80 reais ... 80,00 (valor médio da conta de Luz) dividido por 30 (os dias do mês ) dá 2,70 (valor gasto por dia na sua casa) ... essa é uma maneira de calcular .. se você que cobrar a hora ... divida esses 2,70 por 24 ( as horas do dia) e seu valor será 0,11 centavos ... fica a seu critério escolher o melhor calculo ... no final das contas ...
Vamos fazer uma conta imaginária ..
matérias (apenas o que você usou) 89,93
revelação das fotos (casa tenha que fazê-la) 6,30
transporte 9,60
energia elétrica 1,50
total dos gatos 107,33
agora você vai pegar esse valor e multiplicar por 2,5 ... que seria equivalente a sua mão de obra
total de gastos 107,33
mão de obra x2,5
total geral 268,32
bem gente ... aí fica a seu critério .. dar um descontinho... arredondar .. fazer em 2x sem juros no cartão Marisa .. etc.... mas essa é a única maneira que sei calcular o valor ... espero ter ajudado um grande beijo ... te mais !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ADOREI a aula! Ajudou muitão. Obrigada Bekan.
ResponderExcluirBjs
Bekan, gostei muito das suas colocações. Muitas vezes não sabemos calcular o valor do nosso trabalho e esquecemos de gastos como transporte, energia elétrica... Obrigada! Luciana.
ResponderExcluirBekan, arrasou!!! Adorei isso... =)
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!
Beijos
Bekan
ResponderExcluirAmei seu blog e to esperando o pap da borboleta ... um luxo !
bjokas
Lia (DSM)
Muito bom Bekan,ótimas dicas para fazer o preço , acho que é importante também passar um orçamento por escrito para a cliente, nesse momento mesmo estou passando por uma dificuldade, fiz um preço para uma cliente que acertou 50% e o restante combinado para o ato da entrega, como era conhecida acabei entregando sem receber o restante e passadas duas semanas da entrega quando a pessoa foi me pagar, quis acertar um preço diferente do combinado, como o tempo decorrido entre a data que falei o preço e a data do pagamento final foi grande,( quase um mês ) acho que a cliente fez confusão, então fica aqui uma sugestão para sempre que possivel passar por escrito o orçamento, data de entrega e pagamento para não ter problemas depois...beijos !
ResponderExcluir